Em Goiás, um caso suspeito registrado na última semana de junho aguarda resultados de exames laboratoriais para confirmar ou descartar a doença
Segundo a OMS, a letalidade da doença varia entre 3% a 6% | Foto: Governo Federal
Neste domingo (3/7), o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) confirmados. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.
“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério.
O primeiro caso da doença no Brasil foi registrado no dia 8 de junho deste ano.
Na semana passada, Goiás teve o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, foram notificados dois casos no estado, porém um já foi descartado e o outro permanece suspeito, aguardando resultados de exames laboratoriais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), trata-se de uma mulher de 43 anos que não tem histórico de viagem e está isolada em sua casa, em Goiânia.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, ainda explicou que a mulher está bem e que não precisou ficar hospitalizada.
"Ela apresentou febre, lesões, ganglios inchados e afirmou ter tido contato com uma pessoa que teve os mesmos sintomas", explicou a superintendente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que, no momento, a situação não se configura como uma emergência de saúde de importância internacional. Isso significa que a OMS, apesar de admitir preocupação com a doença, entende que o surto não é tão grave, por exemplo, como a pandemia de Covid.
Autoridades sanitárias informaram que o poder de contágio da varíola dos macacos é menor que o da Covid, assim como a ocorrência de casos graves da doença.
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Os sintomas da doença geralmente são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, calafrios, exaustão e inchaço dos gânglios (linfonodos).
O Ministério da Saúde ainda ressalta que, em caso de suspeita da doença, deve ser feito o isolamento imediato da pessoa e coletadas as amostras clínicas.
Segundo a OMS, a letalidade da doença varia entre 3% a 6%. Geralmente é uma doença branda, que acaba se curando naturalmente, mas casos graves podem ocorrer.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 04/07/2022 09:52