Segundo o prefeito da capital, em um ano e meio de sua gestão foram criadas mais de 3 mil vagas na educação, o que prova o compromisso de sua gestão com o setor e com os goianienses
Prefeito Rogério Cruz entrega quinta unidade de ensino e anuncia inauguração de escola na próxima sexta-feira: "Nossas crianças têm ensino e estrutura de qualidade" // Fotos: Secom
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), inaugurou, na tarde de terça-feira (28/6), a Escola Municipal Rotary Club, no Setor Leste Universitário, que vai atender 240 crianças de 6 a 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em tempo integral. Na entrega da quinta unidade de ensino nos 18 meses de gestão, o prefeito ressaltou a criação de novas vagas e investimento na melhoria da infraestrutura das unidades.
“Mais de 3 mil vagas foram criadas. Isso é prova do compromisso da gestão com o setor educacional e com os goianienses. Nossas crianças têm ensino e estrutura de qualidade”, afirmou.
Na ocasião, Cruz anunciou a entrega de mais uma unidade de ensino, na próxima sexta-feira (1º/7), no Setor Crimeia Leste, além de outras seis unidades, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Presente no evento, o vice-governador, Lincoln Tejota (Cidadania), afirmou que a educação é o bem mais precioso, por ser a formadora de todo cidadão.
“Por isso, elogio o município pelo aporte descentralizado de R$ 100 mil a cada instituição, destinados a reformas para proporcionar ensino de qualidade. Fico muito feliz em participar de um momento desse”, destacou, em entrevista ao repórter Vinícius Portugal, do Portal NG, pontuando que o estado cedeu a área da escola para a prefeitura.
Secretário municipal de Educação, Wellington Bessa lembrou que a unidade entregue nesta terça-feira foi totalmente requalificada com recursos do Programa Escola Viva, que destina R$ 33 milhões para reforma de todas as unidades.
“Desde janeiro, as obras foram intensificadas para que pudéssemos entregá-la hoje e retomar as aulas em agosto”, observou.
Tanto o secretário Wellington Bessa quanto o prefeito salientam a importância de oferecer educação de tempo integral.
“A nova unidade vai atender a demanda da Região Leste e acolher os estudantes em tempo integral, para que os pais e responsáveis possam trabalhar com a certeza de que as crianças estarão em local seguro”, afirmou Rogério Cruz, ao destacar que, agora, o município chega à oferta de 41 escolas de tempo integral.
Além da entrega da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, no Setor Criméia Leste, que passou por ampla reforma estrutural e deve ser inaugurada na próxima sexta-feira (1º/7), estão em processo final de construção são os Cmeis Nion Albernaz, Vale do Araguaia, Brisas do Cerrado, Madre Germana e Bem-Me-Quer.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação contou ainda o quanto a comunidade aguardava pela entrega da unidade, que tem importância histórica para a região. A unidade foi reformada e ampliada graças a uma parceria da prefeitura com o Rotary Club e Governo estadual, com participação da Câmara Municipal e do vereador Anselmo Pereira.
21 alunos já estão matriculados, e novas vagas serão disponibilizadas para matrícula em agosto. O presidente do Rotary Club, Fábio Velasco Fayad, recordou que mais de 50 mil crianças já passaram pela escola, que funciona no local há 60 anos.
“Agora, confiamos a valiosa missão de educar ao município, por meio desta parceria que instala aqui uma unidade de tempo integral que muito me orgulha”, disse.
“Essa parceria que fizemos com o Rotary Club cedendo todo esse prédio e a prefeitura de Goiânia encampando todo o sistema pedagógico e físico é ideal para toda a população da Região Leste, que tem demanda”, acrescentou o vereador Anselmo Pereira, em entrevista ao Portal NG.
A diretora da unidade, Fernanda Kunert, elogiou o novo espaço “arejado e acolhedor”, graças ao trabalho das equipes que atuaram nas adequações. A educadora também pontuou a ansiedade dos moradores sobre o funcionamento da escola.
“Estamos todos ansiosos para receber os alunos a partir de agosto, logo após as férias coletivas”, afirmou.
Alessandra de Almeida Cabral, 46 anos, é moradora da região, e destaca que praticamente cresceu assistindo à escola funcionar.
“Então, quando a vi fechada, senti uma tristeza muito grande”.
Ao vê-la reaberta, totalmente revitalizada, a goianiense tem novas perspectivas.
“Tenho certeza de que a unidade fará uma diferença muito grande para as crianças da região”, aposta.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 29/06/2022 10:25