Na última sessão do semestre, vereadores relataram diversos casos de furtos em residências e apontaram o baixo efetivo policial no município como principal causa do aumento da criminalidade; eles pediram providências ao Governo do estado
Vereador Sandro Oliveira e outros parlamentares pediram ao Governo estadual que destine mais policiais para o municipio de Aparecida de Goiânia, que possui população superior a 600 mil habitantes // Fotos: Marcelo Silva
A falta de segurança causada principalmente por furtos e roubos em residências em Aparecida de Goiânia foi objeto de discussão entre vereadores na última sessão plenária do semestre, nesta quinta-feira (23/6), na Câmara Municipal. Alguns vereadores relataram que estão sendo abordados pela população reclamando dos furtos em suas casas. E também mostraram notícias recentes dando conta de ocorrências de furtos e roubos em residências.
“Nos últimos meses, os índices de roubos a residências aumentaram de forma assustadora em Aparecida de Goiânia. Temos visto o tempo todo veículos de comunicação e redes sociais divulgando de forma simultânea esse aumento de casos”, reclamou o vereador Sandro Oliveira (Cidadania).
“Não desmerecendo o trabalho da Polícia Militar, mas o que dá a entender é que parece que em Aparecida de Goiânia o trabalho de prevenção e de investigação foi deixado de lado”, acrescentou.
Sandro Oliveira e outros colegas apontaram falta de policiais para atender à demanda da população do município, segundo mais populoso do estado, com mais de 600 mil habitantes.
“Aparecida cresceu muito e a falta de efetivo é nítida, notória. Agora o que nos preocupa é o crescimento da criminalidade de uma hora pra outra”, disse Sandro Oliveira.
No mesmo tom de cobrança, Isaac Martins (Patriota) disse que os moradores de Aparecida estão precisando de segurança “pra hoje”.
“Pessoas estão sendo roubadas nos pontos de ônibus de madrugada, estão sofrendo agora. Essa é a preocupação. E esse governo passou quatro anos tentando justificar sua incapacidade para gerir o estado jogando culpa em governos anteriores. Não preocupou em buscar soluções”, criticou.
Vereador Lélis Pereira: “É uma situação realmente preocupante"
Durante a sessão, vários vereadores reforçaram que estão recebendo, por parte da população, reclamações de falta de segurança, especialmente de casos de furtos em residência. As reclamações, segundo os parlamentares, vêm principalmente de moradores da grande região do Setor Garavelo, que também engloba bairros importantes como o Jardim Buriti Sereno.
“É uma situação realmente preocupante. Tenho tido informações quase que diariamente na nossa região, principalmente no Jardim Buriti Sereno, de a roubo a residências”, pontuou o vereador Lélis Pereira (PP).
O mesmo vereador externou preocupação com a diminuição do efetivo das polícias Civil e Militar em Aparecida durante a festa do Divino Pai Eterno no município vizinho de Trindade.
“Vale salientar que grande parte dos setores da segurança pública, tanto Civil quanto Militar e Bombeiros, estará dando apoio aos fiéis que lá estarão. E de fato eles têm que ter esse apoio por parte da segurança pública. Mas grande parte do efetivo que lá estar, é de Aparecida de Goiânia”, argumentou Lélis.
“Agora veja como fica nossa situação: se está complicado na área de segurança pública em Aparecida de Goiânia – e estamos tendo grande dificuldade principalmente a população mais carente –, eu acredito que nos próximos dez dias, queira Deus que não, a situação vai se complicar mais ainda”, finalizou o vereador.
Isaac Matins: "É vergonhoso o contingente da PM na nossa cidade"
Ao final, os vereadores sugeriram que e preciso levar o problema para o governador Ronaldo Caiado, já que a segurança pública é dever das polícias Militar e Civil, sob comando do estado. Os parlamentares apontaram o baixo efetivo como principal causa do aumento da criminalidade no município.
"É vergonhoso o contingente da Polícia Militar na nossa cidade. O problema nosso não é a retirada do Copom da cidade, o problema é que não temos policiais suficientes para atender a demanda", disse Isaac Martins.
“É importante cobrar do Daniel Vilela e do próprio governador Ronaldo Caiado que realmente traga um efetivo maior para Aparecida de Goiânia, que pegue guarnições de outras regiões e mande para Trindade e não, como ocorre todo ano, tirar de Aparecida e mandar para Trindade”, sugeriu Lélis Pereira.
O vereador também destacou ser importante a população registrar na delegacia os casos para a própria polícia saber onde realmente está ocorrendo mais crimes. Segundo Lélis, mesmo com o reforço da Guarda Civil Municipal, o efetivo de policiais em Aparecida continua muito aquém do necessário.
“O efetivo da Guarda Civil é o dobro da PM em Aparecida de Goiânia e, mesmo assim, a população está enfrentando dificuldade, além de roubos em residências, roubo a transeuntes e em pontos de ônibus. Então a gente está pedindo ao próprio governador, ao secretário de Segurança Pública e aos comandantes da PM e Polícia Civil para que deem uma atenção mais especial a Aparecida Goiânia, principalmente nessa região do Garavelo, aumentando o efetivo”, finalizou.
Outra hipótese levantada por alguns vereadores é de que o baixo efetivo seria proposital, como forma de perseguição política ao município.
“Será que é proposital, porque aqui temos um pré-candidato ao governo? Será que é proposital, para que possa subir o índice de roubos em residência, gerar uma revolta da população e, talvez, tentar prejudicar o pré-candidato ao governo do estado de Goias?”, indagou Sandro Oliveira.
“Então, deixo aqui essa indignação, peço à Polícia Militar, com todos os seus comandos, que possam dar uma atenção especial para Aparecida de Goiânia para que nós possamos, de alguma forma, tentar resolver esse problema, porque a população anda frustrada com o alto índice de roubos que está ocorrendo em residências de Aparecida de Goiânia”, concluiu.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 24/06/2022 16:53