Após participar de eventos políticos em favor da pré-candidatura do ex-vice-prefeito, no final de maio, presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia ensaia candidatura própria a deputado estadual
Ao lado de Veter Martins, André Fortaleza (à dir.) participa de ato em defesa da pré-candidatura do ex-vice-prefeito de Aparecida de Goiânia: Fortaleza afirma que, se for melhor para o grupo político, não terá problemas em retirar a candidatura
O pré-candidato a deputado estadual Veter Martins (Patriota) acredita que, em breve, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), vai desistir de também disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Veter contabiliza apoio de nove vereadores de Aparecida e considera Fortaleza peça importante para seu projeto de chegar ao Legislativo estadual.
“Hoje eu tenho nove vereadores comigo, trabalhando, me ajudando, que acreditam nesse projeto, que é um projeto para a cidade de Aparecida. E tenho a possibilidade de ter mais alguns amigos cerrando fileira comigo até as eleições”, afirma.
Segundo apurou o Portal Notícias Goiás, André Fortaleza inicialmente pretendia lançar-se candidato a deputado federal, porém ele desistiu da pré-candidatura e se tornou o principal cabo eleitoral da reeleição da deputada federal Magda Mofatto (PL), em Aparecida de Goiânia.
Ao mesmo tempo, André Fortaleza participou de eventos políticos em favor da pré-candidatura de Veter Martins a deputado estadual. No final de maio, ele liderou uma grande reunião com vereadores da cidade, com presença da deputada Magda Mofatto.
“Na oportunidade, também declarei o meu apoio ao projeto do pré-candidato a deputado estadual Veter Martins, que é um grande amigo, parceiro do município e contribuirá muito na Assembleia Legislativa com o próximo governador Gustavo Mendanha. Estamos unidos e quem ganha é a população aparecidense”, escreveu André Fortaleza em suas redes sociais, ao lado de fotografias do evento.
Recentemente, no entanto, o nome de Fortaleza passou a ser cogitado como pré-candidato a deputado estadual. Veter Martins disse ao Portal NG que ainda não conversou com o Fortaleza, mas acredita que ele vai refluir de uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa.
“O André é um amigo meu de 28 anos. É um cara íntegro, um cara bom. Não sei o que motivou ele a isso, depois a gente nem falou pessoalmente sobre essa situação. Mas com certeza foi alguma eventualidade, uma coisa momentânea [a declaração de candidatura]”, afirma Veter Martins.
Veter Martins, que conta com apoio do prefeito Vilmar Mariano (Patriota), afirma que tudo será resolvido quando os dois conversarem. Ele argumenta que André Fortaleza não se preparou para candidatar a deputado estadual e que tem nos próximos anos a missão de presidir a Câmara de Vereadores.
“Eu tenho certeza que o André deve realmente refluir disso aí, até porque você não está vendo nem movimentação dele nesse sentido. E eu acredito que ele reflua e volte a estar com a gente. É uma possibilidade muito forte, muito real, de que isso aconteça”, conclui Veter.
Diante dessa situação, o Portal Notícias Goiás conversou, nesta quinta-feira (23/6), com André Fortaleza (MDB), que confirmou o lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual, mesmo após ele ter anunciado apoio ao amigo Veter Martins.
“Eu realmente até já tinha anunciado apoio à pré-candidatura do Veter, mas como política muda muito – e não é questão de cumprir palavra –, a gente deu uma recuada e alguns colegas viram que eu precisava lançar minha candidatura a deputado estadual”, afirma.
O presidente da Câmara disse ainda que colocou seu nome não para barganhar ou para se capitalizar. Mas que está aberto para discutir e, se for melhor para o grupo político a que pertence, não terá problemas em retirar a candidatura.
“Uma das coisas que sempre tive na minha vida é transparência. Então lançamos nossa pré-candidatura a deputado estadual e estamos tentando viabilizá-la. Mas isso não significa que eu não possa desistir e apoiar outro candidato. Que seja o Veter ou outro, porque o meu projeto maior é Gustavo Mendanha para governador”, acrescentou André Fortaleza.
Antes de decidir continuar ou recuar, o político, que foi eleito antecipadamente para presidir a Câmara Municipal por um segundo mandato (2023/2024), afirma que vai conversar com o pré-candidato Gustavo Mendanha e com o prefeito Vilmar Mariano
“Se for para o bem do grupo, eu não tenho dificuldade nenhuma em rever essa situação. Por enquanto eu estou, sim, pré-candidato a deputado estadual”, reforçou, admitindo que “alguns desentendimentos e contratempos o levaram a lançar sua pré-candidatura.
“Mas nada que não possa ser revisto e resolvido. Hoje eu tenho prazer de estar presidindo a Câmara Municipal de Goiânia, em parceria com o nosso prefeito Vilmar Mariano, que foi meu colega de Câmara e sei que vai fazer um grande trabalho”, finalizou.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 23/06/2022 15:32