Paciente que mora em Maricá (RJ) apresenta quadro clínico estável; apesar de não ter viajado, relatou que teve contato com estrangeiros
Dos oito casos confirmados no Brasil, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro | Foto: Agência Brasil
Neste domingo (19/6), o Ministério da Saúde confirmou o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente mora na cidade de Maricá (RJ) e apresenta um quadro clínico estável, disse o órgão.
"Não apresenta histórico de viagem para o exterior, mas relata contato com estrangeiros", disse o ministério sobre o oitavo paciente diagnosticado com a doença no Brasil.
O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.
Dos oito casos confirmados no Brasil, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde também informou que outros seis casos permanecem em investigação.
Tanto os pacientes diagnosticados com a doença, quanto os que estão sob suspeita permanecem isolados e em monitoramento.
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 20/06/2022 13:35