Condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro é autuado administrativamente e terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70
Ações fiscalizatórias ocorrerão em diversos pontos e horários | Foto: Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensificará neste final de semana o programa Balada Responsável em diferentes pontos de Goiânia. As ações acontecem após o último final de semana registrar ao menos 7 mortes no trânsito em menos de 24 horas.
De acordo com o Detran, a fiscalização tem como objetivo impedir a combinação entre álcool e direção. Durante as ações, educadores de trânsito distribuirão material educativo e alertarão os condutores para os perigos do desrespeito às leis de trânsito.
As blitzes educativas precedem a fiscalização e serão realizadas nesta sexta-feira, das 19h à 0h, no sábado, das 18h à 0h e no domingo, das 16h às 20h, em locais estratégicos da capital. Já as ações fiscalizatórias ocorrerão em diversos pontos e horários.
O condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro é autuado administrativamente e terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. Além disso, o veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.
Caso seja constatada a embriaguez, quando o bafômetro acusar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista é enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele é preso em flagrante.
O programa Balada Responsável acontece diariamente com ações de educação e de fiscalização com o objetivo de alertar os condutores sobre a responsabilidade no trânsito e de evitar a circulação de condutores embriagados, contribuindo com um trânsito mais seguro.
Só neste ano, 6.056 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool. O número já corresponde a quase metade dos registros feitos em 2021, quando ocorreram 12.183 flagrantes.
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 13/05/2022 15:19