Cerca de quatro mil pessoas se reuniram pela manhã no Parque da Família, na Avenida Independência, para acompanhar desfiles, cantar o Parabéns à cidade, além de comer um pedaço do bolo de 100 metros que foi dividido aos presentes
Bolo temático de 100 metros em alusão ao centenário foi distribuído à população | Foto: Enio Medeiros
Após dois anos sem comemoração presencial por conta da pandemia, o aniversário de fundação de Aparecida de Goiânia foi celebrado com muita festa e o tradicional Desfile Cívico nesta quarta-feira (11/5). Cerca de quatro mil pessoas se reuniram durante a manhã no Parque da Família, na Avenida Independência, para acompanhar as apresentações de batalhões do Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e fanfarras escolares.
Também bandas marciais, grupos de dança, teatro e catira, representantes da comunidade quilombola e um show de manobras radicais em motocicleta foram atrações do desfile, que arrancou aplausos dos espectadores. Chamou atenção a ausência da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar no desfile. O governo estadual não informou o motivo de não ter permitido a participação das duas corporações. O governador Ronaldo Caiado foi convidado, mas não compareceu ao evento.
Ainda como parte das solenidades, no local foi cantado o “Parabéns para Aparecida de Goiânia” com o corte e distribuição de pedaços do bolo temático de 100 metros de comprimento, alusivos aos 100 anos de fundação da cidade..
"É uma data histórica. Estamos comemorando 100 anos e fazendo jus aos 100 anos, fazendo de Aparecida uma cidade melhor para se viver", comentou o prefeito Vilmar Mariano.
O evento contou ainda com a presença de autoridades políticas, como o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que abriu mão do cargo no final do mês de março para se candidatar a governador. Em entrevista ao Portal NG, ele falou sobre a transformação do município nos últimos anos.
“Aparecida era uma cidade-dormitório, que era extremamente violenta, onde não tínhamos acesso a educação e a saúde, por exemplo. Tenho muito orgulho de ser filho dessa cidade e ver sua transformação”, disse o ex-prefeito, que sucedeu Maguito Vilela em 2017 e se reelegeu em 2020 com mais de 98% dos votos válidos.
Um dos responsáveis pela organização do desfile, o secretário de Cultura e Ação Integrada, Avelino Marinho, também comemorou o resultado do evento.
“Foi um grande desfile em que contamos com a participação de todas as secretarias da administração municipal e também da comunidade, que juntos, contaram boa parte da história destes 100 anos celebrados hoje”, declarou.
Os 100 anos de Aparecida de Goiânia foram celebrados em grande estilo em oito dias seguidos de festas. As festividades começaram na quarta-feira passada (4/5) com o início do Aparecida é Show, que reuniu dezenas de cantores de grande renome nacional em comemoração ao aniversário da cidade.
Já na noite desta quarta-feira (11/5) uma missa campal será realizada na Praça Matriz, no Centro, às 19h, também em comemoração aos 100 anos de Aparecida de Goiânia. A história da cidade, que tem forte ligação religiosa, começou exatamente onde está construído o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Em 11 de maio de 1922, pioneiros locais realizaram a primeira festa ao lado do cruzeiro de aroeira. Pouco depois, a primeira igreja foi erguida, com doação de mão de obra e material de construção.
Dezenas de autoridades políticas de todo o estado marcaram presença na comemoração do aniversário da cidade. O deputado estadual Max Menezes, que representa o município na Assembleia Legislativa, ressaltou a importância da criação e expansão dos polos industriais, contribuindo para que Aparecida se tornasse a segunda maior cidade de Goiás.
“Aparecida é hoje a cidade das oportunidades. Chega aos 100 anos como uma cidade de sucesso, uma cidade que é solução para o Estado de Goiás e o país”, disse.
A vereadora licenciada por Aparecida de Goiânia e atual secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia, Valéria Pettersen, relembrou os avanços conquistados no município nos últimos anos.
“No início, era uma cidade que precisava de obras, mas não tinha projeto, não tinha como captar recursos porque não tinha nem levantamento da cidade. Não tinha água em grande parte dos bairros, cobertura de esgoto... Saímos de uma situação de uma cidade que era malvista e que vivia de emendas parlamentares ou de bancadas para uma das maiores captadoras de recursos do país e que mais entrega obras”, salienta Valéria, que já ocupou cargos de secretária de Projetos e Captação de Recursos e de Educação de Aparecida de Goiânia.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Fábio Ideal, os próximos anos da cidade serão marcados por mais avanços.
“Aparecida me promoveu em tudo o que fiz. Hoje é uma cidade industrial e que poderá gerar mais oportunidades e negócios para todas as pessoas que acreditam e moram aqui. Eu não tenho dúvida de que as gerações vindouras terão essas mesmas oportunidades”, avalia.
O deputado federal João Campos também marcou presença na festa dos 100 anos de Aparecida de Goiânia e aproveitou para parabenizar os moradores da cidade.
“Parabéns a todos os aparecidenses pelo centenário. Aparecida de Goiânia tem um povo determinado e com grande capacidade de superação”, falou.
O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, relembrou os benefícios conquistados pelo município durante os mandatos do prefeito Maguito Vilela (2009-2016), seu pai, que morreu no início de 2021, vítima da Covid-19.
“A chegada do meu pai (em Aparecida) só se justifica pela vontade de Deus. Hoje não tem uma obra que não tenha sido idealizada e/ou iniciada na gestão dele. Há 10 anos Aparecida era outra cidade e ninguém imaginava que pudesse chegar a 100 anos com a pujança que demonstra hoje, sendo orgulho para os aparecidenses”, falou.
Daniel disse ainda que Aparecida “nasceu para ser grande e para ser referência”.
“Meu sonho é continuar dando sequência aos projetos que meu pai começou. Quero estar sempre aqui ao lado dessa cidade que tenho um carinho enorme, que me quer bem também e que acolheu tão bem nossa família”, concluiu. (Com informações de Vinícius Portugal)
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 11/05/2022 17:06