Prefeito de Goiânia também anunciou um calendário de retomada esportiva que projeta mais de 100 eventos em 2022 na capital, com objetivo é destacar Goiânia como cenário de talentos em diferentes modalidades esportivas
Prefeito Rogério Cruz: "Goiânia será exemplo na proteção e assistência integral às vítimas de violência doméstica" // Fotos: Daiany Pereira e Jackson Rodrigues
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), lançou, na manhã desta terça-feira (22/03), o primeiro Botão de Pânico para mulheres com medidas protetivas atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, no estado de Goiás. No evento, ele também apresentou o Módulo Rede Mulher, que possibilita inscrições gratuitas em cursos de capacitação e resposta a quiz sobre os tipos de violência doméstica.
Desenvolvido pela prefeitura, o Botão de Pânico disponibilizado apenas para mulheres com medidas protetivas e atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura. Poderá ser acessado pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.
“Objetivo é reforçar a proteção, uma vez que muitas mulheres têm suas medidas protetivas violadas pelo agressor”, observou o prefeito, que ressaltou o pioneirismo da capital na implantação da ferramenta.
Coordenador de tecnologia institucional da Guarda Civil Metropolitana, Leonardo Henrique Panza destaca que o trabalho conjunto possibilitou o funcionamento do botão.
“Não se trata de uma ação isolada, mas que resulta de todo um preparo anterior, que começa na coleta de dados e cadastramento das mulheres, além da garantia de sigilo. Isso agiliza o atendimento e traz mais segurança, porque a vítima não precisa passar detalhes, já que todas as informações estão inseridas no sistema”, informou.
De acordo com Leonardo, os dados relativos às medidas protetivas são enviados pelo Tribunal de Justiça de Goiás, com informações sobre a mulher e o agressor.
“Assim que o botão é acionado, é enviada a ocorrência automática à Central da GCM que, em seguida, encaminha a patrulha mais próxima para atendimento em tempo hábil”, explicou.
A parceria entre os órgãos de segurança pública foi destacada, também, pelo juiz Vitor Umbelino, coordenador interino da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. O magistrado apresentou estatísticas que mostram o Brasil em quinto lugar no ranking da violência contra a mulher.
“Ainda que tenhamos uma das três legislações mais efetivas do mundo, sobretudo com a Lei Maria da Penha, nós, enquanto poder público, temos a atribuição de fazê-la valer e reduzir estes índices”, disse.
O juiz pontuou, ainda, o papel crucial da Guarda Civil Metropolitana na fiscalização das medidas protetivas registradas junto ao Poder Judiciário. “Atualmente, cerca de 1.300 medidas protetivas tramitam no judiciário, sem falar naquelas que ingressam e são arquivadas a pedido da vítima”, observou.
Rede Mulher – A solenidade marcou também a apresentação do Módulo Rede Mulher, disponível não só no aplicativo Prefeitura 24 horas, como na página inicial do site oficial da Prefeitura de Goiânia (https://www.goiania.go.gov.br/smpm/). Nele, é possível se inscrever, de forma gratuita, em um dos cursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Políticas da Mulheres. A mulher também tem acesso a um quiz (jogo de perguntas e respostas) sobre os tipos de violência doméstica, com perguntas que ajudam a identificar se a mulher sofre, ou não, algum deles, além de encaminhamentos à rede de proteção.
Também na manhã desta terça-feira (22/3), o prefeito Rogério Cruz anunciou um calendário de retomada esportiva que projeta mais de 100 eventos em 2022 na capital. Objetivo é destacar Goiânia como cenário de talentos em diferentes modalidades esportivas.
“É o maior programa voltado aos esportes na história de nossa capital”, disse o prefeito, que também lançou o programa de incentivo ao atleta goianiense, o Goiânia Esporte.
O investimento estimado para o programa de iniciação esportiva, em 2022, é de R$ 800 mil e contemplará, em média, a participação 300 atletas. Cruz detalhou que, de acordo com o ranking esportivo e nível da competição, os atletas receberão cotas financeiras para participação e representatividade da cidade de Goiânia em competições externas, e em práticas de variadas modalidades esportivas.
O prefeito destacou, ainda, que após anúncio da retomada da cultura e do esporte, nos próximos dias será a vez da economia e do turismo.
“Aos poucos, voltamos ao normal, e sabemos que atividade física é saúde e qualidade de vida, da criança ao idoso. Por isso, queremos envolver toda a sociedade em nossas iniciativas”, frisou.
Segundo o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, este ano de 2022 será de eventos praticamente todos os finais de semana, até o final do ano.
“Vamos colocar a capital em destaque no cenário nacional”, afirmou o secretário.
O cronograma da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) inclui mais de 100 ações, dentre iniciativas inéditas e eventos já consagrados, como Taça das Favelas, Copa Goiânia E-Sports, Copa Master de Futebol, Meia Maratona Internacional de Goiás, Copa Interbairros de Futebol, Circuito Mundial de Squash, Fórmula 200, Meeting Atletismo Inclusivo, Festival Paralímpico e o Festival Lúdico e Integrativo do Centro de Atendimento ao Autismo. Confira:
Março/ 2022
-Jogos Abertos de Goiás; Copa Goiás de Futsal; Viagem de atletas de Krav Magá e Kapap para disputa de torneio em Jerusalém-Israel; Taça Campinas de Escolinhas de Futsal;
Abril/ 2022
-1º Circuito “BRAVE” de Jiu-Jitsu; Prova GP Cidade de Goiânia do Campeonato Goiano de Motocross; Confraternização Esportiva CMTC; Circuito Goiânia 5K - 1ª etapa; 2ª Torneio Somos Todos Vencedores - Tênis; Desafio Fernando Bicicletas 100 km de Ciclismo; 1º Macambiras Open de Vôlei de Praia; Rua dos Esportes - Região Oeste; Fórmula 200 - 1ª etapa; Torneio Municipal das Escolinhas de Vôlei; Copa Goiânia E-Sports - 1ª etapa (Portal Shopping); Liibra - Competição de basquete de rua (Abril a junho); Top Cufa - Concurso de moda (Abril a junho)
Maio/ 2022
-Campeonato de Futevôlei; Torneio Carlos Jayme de Natação; Rua dos Esportes; 1ª Corrida Noturna Night Run/Goiânia; GP Planeta Pedal; Circuito Goiânia 5K - 2ª etapa;Torneio Aberto de Futsal; Torneio Interatividade de Natação; Street Skateboard; Copa Goiânia E-Sports - 2ª etapa (Goiânia Shopping); Campeonato Metropolitano de Futsal Cerrado Beach Sports - Futevôlei, Beach Tennis e Vôlei de Areia; Desafio Fernando Bicicletas de Duplas; Rua dos Esportes
Junho/ 2022
-Circuito Mundial de Squash (Etapa Goiânia); Circuito de Corridas de Rua S.O.S Vidas; Torneio Goiânia Vôlei de Praia; Rua dos Esportes - Região Leste; Big Shot 03 - MMA; Torneio Municipal das Escolinhas - Basquete -Aula pública no Clube do Povo; Desafio Goiânia de Vôlei 4x4; P1 Racing XCO; Desafio Internacional do Cerrado de XCC; Campeonato Goiano Cup de Jiu-Jitsu; Torneio Integração de Futebol do Guanabara; -Para Gyn 2022; Taça Brasil de Cross Country XCO; Sessão Overall 2022; Copa Goiânia E-Sports - 3ª etapa (Passeio das Águas); Corrida de Rua Paralímpica; Taça das Favelas - Campeonato de Futebol (Junho a julho)
Julho/ 2022
-Campeonato Goiano de XCO; Rua dos Esportes - Região Norte; II GP Catraca Açaí de Ciclismo; Desafio Cerrado de BMX Freestyle
Agosto/ 2022
-Copa Master de Futebol (Agosto a Dezembro); Copa Interbairros de Futebol; Copa Cidade de Goiânia de Voleibol (masc/fem); Copa Cidade de Goiânia de Basquete (masc/fem); 1ª Corrida Goiânia + Verde; Circuito de Corridas de Rua S.O.S Vidas; Fórmula 200 - 2ª etapa; Torneio Municipal das Escolinhas de Futebol -Copa Goiânia E-Sports - 4ª etapa (Buriti Shopping); Rua dos Esportes; Street Skateboard; Torneio Municipal das Escolinhas de Vôlei; Desafio Cerrado de BMX Racing; Campeonato Goiano de Categorias de Base e Adulto; 2ª Torneio Somos Todos Vencedores - Tênis
Setembro/ 2022
-2º Etapa de Slalom em cadeiras de rodas; Copa do Servidor de Futebol Soçaite; Rua dos Esportes; 2º Macambiras Open de Vôlei de Praia; Festival Lúdico e Integrativo do Centro de Atendimento ao Autismo; Copa Goiânia E-Sports - 5ª etapa (Shopping Cerrado); Festival Paralímpico; Tweed Ride
Outubro/ 2022
-Circuito de Corridas de Rua S.O.S Vidas; Torneio Cidade de Goiânia de Natação; Seletiva Jogos Abertos; Taça Município de Goiânia; Rua dos Esportes; Desafio Cerrado de Down Hill; Torneio Municipal das Escolinhas de Futsal; Copa Goiânia E-Sports - Final (Centro Cultural Casa de Vidro)
Novembro/2022
-Torneio Interatividade de Natação; Torneio Municipal das Escolinhas de Natação; Rua dos Esportes
Dezembro/2022
-Premiação dos Melhores do Ano - Futsal Goiás; Meeting Atletismo Inclusivo; Rua dos Esportes; Aula pública no Clube do Povo; 4ª Meia Maratona Internacional de Goiás.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 22/03/2022 16:37