Cenário de UTIs e enfermarias pediátricas é considerado crítico após taxa de ocupação se manter alta durante semanas
Taxa de ocupação de leitos de UTIs em Goiás está em estado crítico | Foto: Reprodução
Desde o início deste ano, Goiás registrou quatro mortes confirmadas de crianças por coronavírus. Uma em Morrinhos, outras em Santa Helena de Goiás e em Goiânia. Segundo o boletim da Covid-19, desde o início da pandemia, o Estado registrou 58 vítimas com idade de até 14 anos.
José Vitor Xavier Rodrigues, de apenas 2 anos, morreu depois de apresentar sintomas gripais, garganta inflamada e quadro febril no último dia 17 de janeiro. Ele começou a frequentar a creche na última segunda-feira, 24/01, sem ter sido testado, mas após os pais pagarem uma consulta particular, o menino ficou internado.
No hospital municipal da cidade, ele foi testado positivo para a Covid-19. Horas depois ele sofreu uma parada cardíaca e morreu.
O outro caso foi registrado em Santa Helena de Goiás, na região Sudeste do estado. Marcos Jhon Marques, de 5 anos, passou mal no sábado, 22/01, foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento e depois encaminhado para o Hospital estadual do municipal.
Exames constataram que eles estava contaminado pelo coronavírus e foi liberado para ir para casa. Nesta quarta-feira, 26/01, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Marcos apresentava atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, segundo a família.
Gael Oliveira Clímaco, de 7 anos, também foi uma das vítimas da Covid-19 em Goiás no último dia 19. O menino tinha problemas neurológicos e fazia parte do grupo de risco. Ele era filho de professores da Universidade Federal de Goiás e morreu vítima das complicações do vírus sem ter a chance de tomar a primeira dose da vacina.
Segundo o painel da Covid-19 em Goiás, desde o início da pandemia, 58 crianças com idade de até 14 anos morreram vítimas do coronavírus. Nas últimas semanas, dos 228 óbitos no Estado, 4 eram de crianças. 2 com idade de até 10 anos e outros 2 com idade de 10 a 14 anos.
Dados da manhã desta quinta-feira, 27/01, apontavam que 76% dos leitos de UTIs pediátricos destinados ao coronavírus estão ocupados em Goiás. No caso dos adultos, o número é de 88%.
A situação das enfermarias é considerada ainda mais crítica. Isso porque a taxa de ocupação está em 97% e chegou a ficar durante semanas em 100%. Já o de adultos o número é de 59%.
A vacinação contra a Covid em adolescentes com idade abaixo de 5 a 12 anos começou na última semana em Goiás. Estima-se que mais de 400 mil crianças com idade entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose do imunizante no Estado.
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 27/01/2022 11:42