Após reativar a área de comunicação, Leandro Arantes fala da missão que agora lhe foi delegada pelo prefeito Fernando Pellozo: reativar a área cultural da cidade, que tem importantes artistas e projetos.
Leandro Arantes, responsável pela Cultura de Senador Canedo: 'Assim como a comunicação, a cultura gera riquezas para o município' // Foto: NG
Após nove meses à frente da Secretaria de Comunicação de Senador Canedo, Leandro Arantes recebeu do prefeito Fernando Pellozo uma nova missão: reativar o setor cultural da cidade em 2022. No primeiro ano da atual gestão, 2021, atípico, devido à pandemia, vários projetos culturais ficaram inviabilizados de ser colocados em prática.
Atualmente, a Cultura é uma Diretoria da Secretaria de Educação, e uma das metas de Leandro Arantes é justamente criar a pasta de Cultura para, assim, ter mais autonomia e condições de trabalho. Ele tem experiência e competência para a missão, já que conseguiu transformar a área de comunicação em secretaria.
Em bate-papo com o repórter Vinícius Portugal, do Portal NG, Leandro Arantes fala sobre os desafios e algumas das ações que pretende realizar para cumprir a nova missão. E ele garante que o setor cultural de Senador Canedo é rico e pulsante, precisando apenas de apoio do poder público e iniciativa privada para deslanchar.
Portal NG – Qual a missão dada pelo prefeito Fernando Pellozo para o sr. desenvolver na Diretoria de Cultura?
Leandro Arantes – A Cultura é uma diretoria ligada à Secretaria de Educação. Eu assumo aqui como foi na Comunicação, que também era uma diretoria e se transformou em secretaria. Lá a gente trabalhou, o prefeito viu a importância e em pouco tempo conseguimos transformar a diretoria em secretaria. Aqui, o prefeito deixou bem claro pra gente a necessidade de fazer reviver a cultura de Senador Canedo. Viemos de um processo muito nebuloso pra cultura, em que nos quatro anos da gestão anterior houve um travamento muito grande na cultura da cidade. No primeiro ano do prefeito Pellozo, tivemos a pandemia, e era difícil investir mais na cultura, pois a necessidade na saúde era primordial. Então eu entro com uma motivação muito grande, porque quanto maior a dificuldade, maior a responsabilidade, maior é a motivação. A partir de 2022, vamos fazer renascer a cultura de Senador Canedo.
Qual o potencial cultural da cidade?
Senador Canedo é muito rico em cultura, tem uma produção cultural fenomenal. A cada dia se descobre um produtor cultural que está despontando. Nós temos pessoas daqui brilhando até fora do Brasil na área cultural. Temos muitas pessoas capacitadas que trabalham a cultura sem apoio nenhum, e nós temos ferramentas para apoiá-las. Minha missão será facilitar o que as pessoas já fazem sem apoio hoje.
Como será a busca de apoio e recursos?
Todo apoio que tivermos será importante. Aqui, temos atualmente 17 projetos elaborados, porque a cultura internamente não ficou parada, mesmo durante a pandemia. A gente precisa, agora, organizar esses projetos, organizar a questão orçamentaria de cada um e ir em busca das parcerias. Em seguida, vamos pra Brasília, vamos também conversar com os comerciantes locais, que sempre foram grandes apoiadores da cultura de Senador Canedo. Assim como a comunicação, a cultura gera riquezas para o município.
Destes 17 projetos, quais são os principais?
São muitos projetos ligados à área da dança, tem balé, por exemplo. A gente quer retomar as aulas de balé. Temos outro projeto muito importante, chamado “BatuCarte”, que envolve pessoas de todas as regiões da cidade. Temos projetos na área da leitura, da música, do teatro, do cinema. Há uma riqueza muito grande na área cultural em Senador Canedo. Há projetos de todos os tamanhos. São 17 projetos iniciais, que vão atender toda a população e Senador Canedo será referência em cultura para o estado e para o Brasil.
Como será a relação da Cultura com as demais secretarias municipais?
Essa é uma das grandes vantagens da cultura: ela dialoga com todas as pastas. Por exemplo, assim que assumi, recebi o pessoal da segurança pública, com projetos pra falar de segurança no trânsito através de apresentações artísticas. Com o esporte, da mesma forma, nossos agentes culturais conseguem trabalhar com o social. Projetos para resgatar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Eu estou muito empolgado com tudo que poderemos fazer aqui. Com o respaldo do secretário de Educação, Marcelo Ferreira, e do prefeito Fernando Pellozo, vamos fazer um trabalho que vai ficar na história de Senador Canedo.
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 22/01/2022 09:53