Candidato à reeleição à Assembleia Legislativa, parlamentar defende o nome do presidente estadual do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy, como candidato a senador na chapa encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM)
Deputado estadual Rafael Gouveia: "Na política, não cabe mais querer obrigar uma pessoa a apoiar um candidato que ela não tem afinidade" // Foto: Maykon Cardoso
Aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM), o deputado estadual Rafael Gouveia já trabalha para reeleger-se à Assembleia Legislativa, buscando espaço principalmente no segmento evangélico, que é sua principal base eleitoral, mas também consolidando alianças com prefeitos e vereadores.
“Eu sempre falo que a população realmente reconhece quem trabalha e quem nos acompanha sabe o quanto temos trabalhado e vamos continuar trabalhando muito para isso”, afirma o deputado, que foi eleito pelo partido Democracia Cristã (DC) e filiou-se ao Progressistas (PP) em novembro de 2019.
Pastor e líder de jovens da Assembleia de Deus/Ministério Vila Nova, igreja presidida pelo pai dele, pastor Josué Gouveia, ex-vereador por Goiânia, Rafael Gouveia defende o apoio formal do PP à reeleição do governado Ronaldo Caiado, mas acha que os filiados podem apoiar outro nome, se assim quiserem.
“Acho que nem cabe isso, você querer obrigar uma pessoa a apoiar um candidato que ela não tem afinidade. Na política isso não tem mais sentido, até porque isso é uma ilusão, você querer obrigar uma pessoa a ajudar um candidato, porque ele vai fazer de conta, vai ficar ali de braço cruzado”, observa.
Na entrevista concedida ao repórter Vinícius Portugal, o deputado fala ainda da corrida à vaga de senador em 2022 e diz que o presidente do PP, Alexandre Baldy, é um nome excelente. E avalia o trabalho da prefeita Nárcia Kelly, de Bela Vista de Goiás, considerada revelação política.
NOTÍCIAS GOIÁS – O sr. será candidato à reeleição?
Rafael Gouveia – Estou trabalhando para a reeleição. Nesse projeto, temos conquistado muitos espaços, muitos apoios de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, o segmento evangélico, que é a minha principal base eleitoral, todos estamos muito animados e crendo que teremos êxito mais uma vez. Eu sempre falo que a população realmente reconhece quem trabalha e quem nos acompanha sabe o quanto temos trabalhado e vamos continuar trabalhando muito para isso.
Como fica o PP na eleição estadual do próximo ano, tendo em vista que lideranças como o deputado federal Professor Alcides já declararam que, mesmo se o partido definir apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado (DEM), vão apoiar Gustavo Mendanha, caso ele confirme candidatura?
Em relação ao PP, o nosso partido faz parte hoje da base do Governo do Estado, inclusive participando da administração estadual, através do Joel Braga, que assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio, e eu sempre vinha defendendo realmente isso. Faço parte da base do governo, acredito nesse governo e por isso sempre fiz essa defesa para que o nosso partido tivesse na base do governador.
E em relação aos dissidentes, como Professor Alcides?
O fato que você citou, do professor Alcides, eu acredito que isso é fruto do novo momento político que a gente vem vivendo, em que os parlamentares cada vez mais têm tido autonomia de tomar as suas decisões. É lógico que nós fazendo parte da base do governo vamos fazer um trabalho para que todos do PP acompanhem o direcionamento do partido. Mas hoje acho que nem cabe isso, você querer obrigar uma pessoa a apoiar um candidato que ela não tem afinidade. Acredito que na política isso não tem mais sentido, até mesmo porque isso é uma ilusão, você querer obrigar uma pessoa a ajudar um candidato, porque ele vai fazer de conta, vai ficar ali de braço cruzado. Enfim, não vai dar resultado nenhum. Cada parlamentar, cada líder político tem o direito de tomar a decisão que achar que é o melhor. Hoje acredito que no Progressistas a grande maioria é favorável a essa união com o governo do estado. Ainda que um ou outro divirja dessa situação, vamos respeitar com muita naturalidade, mas fazendo o trabalho para tentar trazer a grande maioria.
Como o sr. avalia a corrida ao Senado, que no próximo ano terá apenas uma vaga e candidatos expressivos como Henrique Meirelles, deputado João Campos e o presidente do PP, Alexandre Baldy?
Acredito que o nosso estado está num momento muito bom e essa disputa acirrada pra vaga do Senado Federal mostra realmente que o nosso estado tem ótimos nomes brigando e por isso uma briga acirrada. O presidente do nosso partido, Alexandre Baldy, é um desses nomes, uma liderança não só mais do estado de Goiás, mas se tornou uma liderança nacional, que no seu primeiro mandato de deputado federal ocupou um dos principais ministérios (Cidades) do nosso país. E fruto desse trabalho dele foi também o fortalecimento do Progressistas no estado de Goiás.
O presidente do PP esteve nos últimos anos em São Paulo, onde era secretário do governador João Dória. Isso não o enfraquece?
De maneira nenhuma. Nos 246 municípios de Goiás tem uma marca do ex-ministro Alexandre Baldy, através de obras, de recursos que ele deixou quando estava como ministro das Cidades. E lógico por sua expressividade, sua força, sendo secretário dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, é o estado mais poderoso em termos político e financeiro do nosso país. Com toda certeza ele é um dos excelentes nomes que temos e claro que o nosso partido vai lutar para que a gente consiga ter essa vaga na majoritária e podermos fazer com que o nosso presidente Alexandre Baldy chegue ao Senado.
Como o sr. avalia o trabalho da prefeita Nárcia Kelly (PP), de Bela Vista de Goiás, que é sua apoiadora e cogitada para ser vice-governadora em uma chapa encabeçada por Gustavo Mendanha?
A prefeita Nárcia é uma grande amiga, parceira, somos primos. Ela é realmente uma revelação e se tornou também uma política com expressão estadual devido a seu trabalho. Eu sempre falo que a maior marca de aprovação do trabalho do Executivo é reeleição e a prefeita Nárcia conseguiu esse êxito disputando uma eleição muito difícil contra um grupo muito forte dentro da cidade dela, contra um ex-prefeito que quando saiu também tinha uma boa avaliação de gestão e mesmo assim a população escolheu dar continuidade no trabalho que ela vinha fazendo, justamente por aprovar a reeleição. Por onde passo, faço questão de dizer que a Nárcia é uma inspiração para quem é gestor, porque é muito arrojada, muito inteligente, muito determinada naquilo que ela quer. E eu já disse pra ela que a carreira política dela, apesar de já ter alguns anos, porque ela começou com 21 anos, ainda é muito promissora e tenho convicção que chegará em lugares ainda maiores. E claro a gente como político tendo pessoas como a Nárcia com essa expressividade, com esse poder de influência política nos apoiando, claro que agrega muito ao nosso trabalho, ao nosso projeto e também nos ajuda a continuar realizando o nosso trabalho. E fruto desse reconhecimento, como você falou, a pessoa começa a ter o nome cogitado para disputar outros cargos maiores, como o de vice-governadora, e isso vai ser uma coisa natural que vai acontecer com a prefeita Nárcia, como reconhecimento do trabalho que ela vem realizando em Bela Vista.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 29/11/2021 18:45