Presidentes da Aciag, Fecomércio-GO e do Sebrae Goiás falam sobre o potencial empreendedor do município e de sua força na geração de emprego e renda
Foto: Diulgaçao
Instituída como Lei Municipal em 2014 no município de Aparecida de Goiânia, o município comemora nestes dias a Semana do Empreendedorismo, que tem em sua agenda uma série de eventos e palestras voltadas para fortalecimento deste segmento que gera emprego e renda para cidade. Dados da Prefeitura revelam que o município conta com mais de 32 mil microempreendedores que geram uma média de 100 mil empregos diretos, fator de importante contribuição para o desenvolvimento econômico do segundo maior município do Estado de Goiás em contingente populacional.
O empresário José Luiz Celestino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), destaca que a cidade se tornou empreendedora na última década e que empresários arrojados e dinâmicos tem investido na transformação da realidade da economia local. “Hoje temos um produto interno bruto (PIB) superior a R$ 12 bilhões, porque empreendedores vislumbram potencialidades em nossa cidade”, disse o presidente.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com sede na região central de Aparecida, oferece orientação aos empreendedores para abertura e regularização de novos negócios. “O primeiro passo é a construção de um plano de negócios, esta é uma ferramenta assertiva neste processo. Após isto o aspecto jurídico de registro da futura empresa é avaliado e com isso a melhor modalidade de registro”, comentou Sérgio Rodrigues da Silva, analista do SEBRAE Aparecida.
Sérgio ainda ressalta a parceria com as entidades que representam a classe no município e os órgãos que apoiam a categoria como a Casa do Empreendedor. “Aparecida de Goiânia tem hoje, um processo ágil e simplificado para abertura de empresas, utilizando a internet como ferramenta de acesso. Sabemos que podemos fazer mais. Grupos de trabalhos estão produzindo projetos e materiais com intuito de solidificar o empreendedorismo local”, comentou.
De acordo com Sérgio Rodrigues, o mês de março ainda terá muitas programações para os empreendedores, que acontecerão em diversas regiões do município. “Ações terão como tema principal o protagonismo do empreendedor”, disse.
Nossa reportagem também conversou com o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (FECOMÉRCIO-GO) que ressaltou a importância dos empreendedores para a economia do estado e do apoio da entidade aos comerciários e empreendedores por meio do Sesc e do Senac.
"O empreendedorismo é uma das principais maneiras do Brasil sair da crise. Com certeza é o princípio fundamental da riqueza e prosperidade das nações. O Sistema Fecomércio incentiva e apoia o empreendedorismo. A Federação está sempre de portas abertas para os que desejam empreender. Esse ano firmamos uma parceria para apoiar a Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (Faje). No Sesc e no Senac temos milhares de alunos matriculados todos os anos no ensino fundamental, médio e em cursos técnicos que ensinam e aperfeiçoam os nossos talentos e fomentam o empreendedorismo, sem falar na Faculdade Senac e nas nossas pós-graduações." Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Goiás/Sesc/Senac.
Receba nossas notícias
01/08/2022 11:06
Sugestão de matéria
Em: 14/03/2019 18:30