Por Rogério Luiz Abreu Em: 22/02/2021 22:42:45
Foto: Vitor Silva / BFR
Com a derrota, o Tricolor paulista permanece na quarta colocação, com 63 pontos, e agora corre o risco de perder uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores 2021. O Fluminense, em 5°, tem 61 pontos, e para não depender de um tropeço do Tricolor carioca contra o Fortaleza na última rodada do campeonato, a equipe do Morumbi vai precisar vencer o líder Flamengo.
O São Paulo conseguiu mais um resultado negativo, e foi derrotado pelo rebaixado Botafogo na noite desta segunda-feira,22/02, no Engenhão, por 1 a 0, graças ao gol de Matheus Babi. Precisando da vitória para confirmar uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores, o time comandado por Marcos Vizolli agora terá de decidir seu futuro na última rodada, contra o Flamengo, no Morumbi, jogo que vale o título nacional para a equipe Rubro-negra.
O jogo
O São Paulo começou o primeiro tempo tendo boa liberdade para construir suas jogadas no ataque e Aos 9 minutos, chegou com perigo pela primeira vez. Luciano tocou para Gabriel Sara, que acionou Reinaldo que viu o lateral-esquerdo bater de fora da área por cima do gol. O Botafogo respondeu logo em seguida com Kayke, que aproveitou a falha de Tchê Tchê e arrematou de longe, mas não pegou bem na bola, facilitando a defesa de Tiago Volpi.
Luciano, que briga pela artilharia do Brasileirão, teve a chance do empate já na reta final do jogo em cobrança de pênalti, mas o atacante, que não é o batedor oficial do São Paulo, acabou desperdiçando a chance de garantir pelo menos um pontinho para o Tricolor. Na cobrança, o atacante bateu no mesmo canto em que o goleiro se esticou para fazer a defesa.
Sem muito objetivo na busca pela vitória, o Tricolor estagnou no jogo. O Botafogo, por sua vez, tentava agredir o adversário da forma que podia. Aos 25 minutos, Ênio recebeu lançamento e bateu da entrada da área, no meio do gol, desperdiçando chance promissora para o time alvinegro.
Aos 28, em jogada de contra-ataque, Warley foi lançado pela direita e ia vencendo Reinaldo na corrida, até o camisa 6 dar um carrinho de forma imprudente e derrubá-lo, matando o lance que poderia resultar no gol do Botafogo. O árbitro da partida não teve dúvida, e expulsou o São-paulino.
Com um homem a mais, o Botafogo começou a dominar a partida. Warley e Ênio tiveram boas oportunidades para abrir o placar, mas Tiago Volpi estava ligado e não permitiu. As equipes acabaram indo para o intervalo com o empate sem gols no Engenhão.
Na segunda etapa, pouca coisa mudou. Em superioridade numérica, o Botafogo se manteve no ataque e não demorou muito para balançar as redes. Aos 12 minutos, Warley fez um cruzamento pela direita, e Matheus Babi completou de cabeça, sem chances para Tiago Volpi, que nada pôde fazer no arremate à queima-roupa.
O Tricolor conseguiu um pênalti a seu favor já no final do jogo. Galeano foi ao chão dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Luciano, que briga pela artilharia do Brasileirão, mas não é o batedor oficial da equipe, foi para a cobrança e viu o goleiro Diego Loureiro fazer a defesa, garantindo a vitória para os donos da casa.