Por Géssica Veloso Em: 22/02/2021 12:39:46
Ação neste final de semana autuou bares e restaurantes e multou pessoas que não usavam máscara Foto: Secom
Mais de 400 estabelecimentos foram fiscalizados pela Central de Fiscalização da Covid-19, que já autuou 86 bares e restaurantes. Goiânia é a capital com maior valor de multas aplicadas por falta de uso de máscara
Em menos de um mês de operação, a Prefeitura de Goiânia já autuou e fechou 130 estabelecimentos na capital por descumprirem as normas de cumprimento das medidas sanitárias contra a proliferação do coronavírus. Desde o dia 27 de janeiro até nesta segunda-feira, 22/02, 488 estabelecimentos já foram fiscalizados pela Central de Fiscalização da Covid-19.
As denúncias são registradas na Central da Guarda Civil (153) e por meio do aplicativo “Prefeitura 24 horas”, em diversas regiões de Goiânia. Somente neste final de semana, um estabelecimento localizado no Parque Oeste foi interditado por realizar uma festa com aglomeração e desrespeito a outros protocolos sanitários na tarde do sábado.
Ainda segundo o comandante da GCM, Vilmar Rodrigues, após as 22h, 21 pessoas foram autuadas por não usarem máscara, um estabelecimento foi interditado e outros quatros receberam autos de infração por descumprimento das medidas sanitárias. Uma festa também foi interditada e uma pessoa conduzida por embriaguez.
Na última sexta-feira, 19/02, 35 locais foram visitados pela Central de Fiscalização. Destes, cinco estabelecimentos sofreram interdição e 14 foram multados, enquanto 18 residências foram flagradas com aglomeração e poluição sonora, sendo aplicadas cinco multas e 13 notificações.
No domingo (20/02), esquipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e outros órgãos fiscalizadores da Prefeitura de Goiânia visitaram estabelecimentos localizados no Setor Marista e região. Segundo a Guarda Municipal, os bares e restaurantes que foram alvo da operação cumpriam regras de distanciamento social e outros protocolos. No entanto, algumas pessoas foram flagradas sem máscaras, sendo orientadas pelos agentes a usar o item de proteção para não serem multadas.
Medida de combate e enfrentamento
Por determinação do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o município tem adotado uma série de medidas para conter a disseminação da Covid-19 na capital. Entre elas, está o fechamento de distribuidoras de bebidas às 22 horas, bares e restaurantes às 23 horas e limitação do funcionamento de academias e quadras esportivas a apenas 30% da capacidade.
Além da fiscalização e medidas de prevenção, o município investe em campanhas de testagem em massa e abertura de leitos para pacientes com Covid-19. Só este ano foram 46 novos leitos de UTI, ou seja, um aumento de 28% na capacidade de atendimento.
A taxa de ocupação dos leitos destinados à Covid-19 na rede municipal de saúde chegou a 68% de enfermaria e 73% de UTI.
Uso de máscara
Goiânia é a capital que aplicou o maior valor de multas por falta de uso de máscara durante a pandemia de Covid-19. Ao todo, foram aplicados R$ 928.205 em notificações, somando as feitas a empresas e pessoas. Desde junho, quando o uso da máscara obrigatório foi instituído, a cidade já aplicou 209 multas por falta de uso de máscara, sendo a grande maioria, 197, para empresas que insistiram em agrupar funcionários sem o uso de máscaras.