Por Géssica Veloso Em: 13/01/2021 16:43:28
Estudantes devem fazer a primeira etapa da prova do Enem 2020 neste domingo
Em nota, o Consed solicitou ao MEC a prorrogação das provas do Enem 2020. Justiça Federal negou pedido feito pela DPU. Inep informou que exame pode ser cancelado em alguns municípios
Um grupo de secretários estaduais de todo Brasil se reuniram para pedirem ao Ministério da Educação o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Em carta, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) solicita prorrogação em razão das condições da pandemia no Brasil.
A carta foi assinada pelo presidente do Consed, Carlos Lula, e ele alega que "o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis".
A Defensoria Pública da União (DPU) também pediu na Justiça Federal de São Paulo o adiamento das provas presenciais do Enem, prevista para o próximo domingo, 17, e o próximo dia 24. A justificativa é de que não tem como garantir segurança sanitárias aos mais de 5,78 milhões de candidatos.
O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. As solicitações acontecem após o Brasil registrar um novo recorde de casos confirmados e mortes em decorrências da Covid-19.
No entanto, a Justiça negou pedido de adiamento sob argumento de que um eventual adiamento teria consequências financeiras e representaria ameaça à formação acadêmica dos participantes. Ainda de acordo com a decisão, a decisão de manter ou não o Exame caberá a cada cidade, que ficara responsável pela segurança.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, informou que o órgão não trabalha com a hipótese de adiar as provas, mas que a prova pode ser cancelada em algumas cidades caso não seja possível aplicá-la.
“Não trabalhamos com a hipótese de adiamento, o que pode haver é um cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar fora do Enem de 2020", informou Lopes em entrevista à CNN Brasil.
A Prefeitura de Manaus informou hoje que não liberará escolas municipais para as provas do Enem. Isso porque a cidade registrou ontem mais um recorde de enterros diários desde o começo da pandemia e o maior número de novas internações por coronavírus neste mês.
O Enem estava previsto para acontecer em novembro de 2020, mas foi adiado devido a pandemia.
Confira o cronograma do Enem:
Primeira prova: 17 de janeiro
Segunda prova: 24 de janeiro
Aplicação do Enem digital — 1º dia: 31 de janeiro
Aplicação do Enem digital — 2º dia: 7 de fevereiro
Aplicação do Enem PPL/Reaplicação — 1º dia: 23 de fevereiro
Aplicação do Enem PPL/Reaplicação — 2º dia: 24 de fevereiro