Por Manoel Messias Rodrigues Em: 13/01/2021 19:39:42
Maguito Vilela: político goiano ocupou vários cargos e fez amizades em todo o país durante quase meio século de vida pública
Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, deputados, ministros, ex-governadores, prefeitos de capitais divulgaram notas de pesar pela morte do político goiano. Mensagens de condolências e conforto aos familiares e amigos foram publicadas principalmente no Twitter
Manoel Messias Rodrigues
A morte de Maguito Vilela dominou o noticiário político nesta quarta-feira não apenas em Goiás, mas em todo o Brasil. Autoridades dos mais diversos matizes lamentaram a morte do político, que ocupou praticamente todos os cargos na hierarquia política brasileira, de vereador a senador, passando por governador. Maguito Vilela, de 71 anos de idade, morreu às 4h10 desta quarta-feira (13/1) vítima de complicações da covid-19, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decretou luto de três dias na Casa e, em suas redes sociais, disse que Maguito era “um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer”.
O Senado emitiu nota de pesar assinada pelo presidente, Davi Alcolumbre (DEM/AP).
"Foram 45 anos de vida pública. Quase meio século de serviços prestados. Um grande brasileiro. Uma grande perda. Meus sinceros sentimentos à família, aos amigos, aos goianos e aos admiradores de Maguito por todo o Brasil".
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, também lamentou a morte.
“O prefeito estava há dois meses nessa luta. Eu conhecia o Maguito, ele foi soldado do Batalhão da Guarda Presidencial no final da década de 60. Era uma liderança expressiva aqui no estado de Goiás e também de nível nacional era muito conhecido. Eu lamento profundamente o falecimento dele”.
O Governo do Piauí divulgou nota de pesar pela morte do prefeito.
“O Governo do Piauí reconhece a contribuição do trabalho de Maguito Vilela e solidariza-se com seus familiares e amigos”.
O ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião também lamentou a morte de seu amigo e pediu atenção de todos em relação à covid-19.
“Faleceu meu amigo Maguito Vilela. A política séria sente sua perda e nós alertamos para redobrar os cuidados com o coronavírus. Meus sentimentos à família”, disse o político em suas redes sociais.
Baleia Rossi, presidente nacional do MDB e atual candidato do partido à presidência da Câmara dos Deputados, divulgou uma nota de pesar pela morte de Maguito Vilela, vítima da Covid-19.
“Lutou com todas as suas forças pela vida. Mais uma vez foi um exemplo. Meus profundos sentimentos à Família e aos Amigos. Que Deus o receba e o tenha em bom lugar. Viva Maguito Vilela”, escreveu.
Também o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles lamentou a morte de Maguito.
“Lutou contra a covid-19 por três meses. Que sua família tenha forças nesta hora difícil”, postou no Twitter.
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), disse que acompanhou a luta de Maguito contra o vírus e prestou solidariedade à família.
“A distância, acompanhei a luta do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, contra a covid-19. Lamentavelmente, mais uma vítima fatal dessa doença. A minha inteira solidariedade à família”, pontuou o prefeito.
Eduardo Suplicy, ex-senador e atual vereador por São Paulo, também expressou nas redes sociais condolências aos familiares de Maguito.
“Expresso meu profundo pesar ao seu filho Daniel, aos seus familiares, ao povo de Goiânia e de Goiás, pelo falecimento do Prefeito Maguito Vilela (MDB), meu colega no Senado de 1999 a 2007, onde sempre se destacou por seu trabalho em defesa da democracia”.
O técnico de futebol Vanderley Luxemburgo, ex-treinador da Seleção Brasileira e atualmente técnico do Vasco, postou um vídeo nas redes sociais em que lamenta a morte do “grande amigo, fiel, correto”.
A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva também lamentou a morte de Maguito.
“Conheci Maguito Vilela quando fomos senadores na mesma época. Além do convívio no cotidiano do Senado, tivemos uma convivência mais próxima quando visitamos várias cidades do Brasil no desenvolvimento dos trabalhos da Comissão Mista Especial para estudar as causas da pobreza. Que Deus dê forças e amparo emocional para a família Vilela e os amigos por tantas perdas pela mesma tragédia”
O deputado Marcelo (PSOL/RJ) prestou solidariedade aos familiares e amigos de Maguito.
“Minha solidariedade aos familiares e amigos de Maguito Vilela e ao povo de Goiânia. Os casos de contaminação e morte voltaram a explodir no Brasil e é preciso que todos nós tenhamos responsabilidade. Só venceremos a Covid-19 se agirmos coletivamente e lutarmos juntos.
O ex-governador do Ceará e ministro Ciro Gomes se disse “triste com a partida desse grande brasileiro”.
“Mais uma vítima da Covid-19. Sua história de luta pelo Brasil e principalmente pelo Centro-Oeste do país é inspiradora”, escreveu.
Em tom emocionado, o narrador e comentarista esportivo Galvão Bueno também usou suas redes sociais para lamentar a morte de Maguito.
"Essa terrível pandemia nos dá uma pancada a cada dia. Hoje perdi uma pessoa muito querida. Não costumo ter amigos de verdade na política. Maguito Vilela foi uma rara exceção. Ele veio do mundo do futebol, foi centroavante em Jataí, em Goiás, antes da carreira política e trouxe os ensinamentos básicos do esporte: ser competitivo, ter lealdade, lutar pelas vitórias, mas entender que algumas derrotas são inevitáveis", disse Galvão em um vídeo publicado em seus stories, no Instagram.