Empreendedorismo
0

Dicas para iniciar o negócio próprio aos 50 anos

Há dez anos, só 3% dos empreendedores do Brasil tinham mais de 55 anos. Hoje, já são 12%. Chegou a sua vez de entrar para essa estatística! Confira sete passos para você ser bem-sucedido nessa nova etapa de sua vida profissional Esteja pronto para ser um ‘faz-tudo’ Você vai, sim, ser seu próprio chefe, mas […]

Há dez anos, só 3% dos empreendedores do Brasil tinham mais de 55 anos. Hoje, já são 12%. Chegou a sua vez de entrar para essa estatística!

highwaystarz-photography_gettyimages-482194526

Confira sete passos para você ser bem-sucedido nessa nova etapa de sua vida profissional

Esteja pronto para ser um ‘faz-tudo’

Você vai, sim, ser seu próprio chefe, mas também o office boy: possivelmente, ao menos num primeiro momento, terá que monitorar o pagamento das contas e lidar com todos os menores detalhes do dia a dia do negócio.

Planeje bem

Seja uma lojinha de bijuteria, seja uma sorveteria, ou mesmo uma agência de viagens…. Analise os investimentos necessários, o número de funcionários para começar, o espaço e os maquinários e o tempo de retorno. As dificuldades do negócio. Isso tem que estar claro antes de você abrir as portas.

Estude muito

Procure o Sebrae, as prefeituras e as associações de classe da área em que você pretende atuar. Não se esqueça: se por um lado o empreendedor de 50 anos é mais resistente à pressão e é mais difícil de se assustar ou desanimar, por outro você não pode perder o dinheiro suado da sua aposentadoria. Se tudo der errado, pode ser difícil arranjar um novo emprego com carteira assinada.

Considere adotar uma franquia

Será preciso pensar bem. Você vai aderir a um pacote pronto, com maior controle sobre o investimento inicial e as possíveis taxas de retorno, além do suporte fornecido pela rede. Contudo é bom também pensar nos problemas desse tipo de negócio: em geral, as franquias têm suas limitações e padronizações.

Leve em consideração o prazer

1506986990_236_saiba-como-abrir-seu-negocio-proprio-aos-50-anos

Pare para pensar se o negócio escolhido vai proporcionar satisfação. Encontre um trabalho que deixe tempo livre para passear e curtir a família e os amigos.

Esteja presente no ambiente virtual

Os especialistas dizem que é melhor escolher um negócio que use sua experiência anterior. Prestar atenção às novas tecnologias. Se seu negócio for uma loja pequena, conhecida só pela vizinhança, coloque sua empresa nas principais redes sociais. Esteja preparado para responder a dúvidas e críticas 24 horas por dia.

Faça sobrar tempo para você

Nesta fase da vida, você já percebeu que o trabalho não é tudo. Não deixe de aproveitar a família e os amigos. Tome cuidado para o novo emprego não tomar mais tempo do que você gostaria.

Revista Exame – Outubro/2017

Share:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por Daniel Carvalho

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!